TI Métricas
Conhecimento e Integridade
 

Deseja estimar o custo de um projeto de software?

Há diversas técnicas para estimar o custo e o prazo de um desenvolvimento de software. Normalmente, as técnicas de estimativa apoiam-se no histórico de projetos da organização e nas características do projeto a ser estimado. Na ausência de histórico da organização, pode ser utilizado benchmarking no mercado, como uma fonte de dados secundária. A ti MÉTRICAS trabalha com o banco de dados internacional do ISBSG - International Software Benchmarking Standards Group, além de dados de milhares de projetos coletados no mercado brasileiro.

A medida do tamanho do software, expressa em Pontos de Função, é um importante insumo para a estimativa do custo e prazo de um projeto. Tais estimativas podem ser obtidas através de modelos lineares simples, ou de modelos paramétricos tais como o COCOMO II, da Universidade do Sul da Califórnia em Los Angeles. A ti MÉTRICAS participa do desenvolvimento do modelo COCOMO desde 2002.

A fim de manter um processo de estimativas confiável, é importante a implantação de um processo de medição sistemático. Caso a melhor solução para a sua organização envolva a implantação de um processo de medição focado no tamanho em Pontos de Função, Produtividade, ou outros atributos, a ti MÉTRICAS poderá prestar todo o suporte necessário, como única empresa brasileira especializada na metodologia PSM - Practical Software & Systems Measurement para a implantação de processos de medição de software e sistemas, tendo sido a empresa premiada pelo Exército Norte-americano em 2003.

[ Voltar ]