Análise de Pontos de Função
A Análise de Pontos de Função (APF) é uma medida de tamanho de claro significado ao nível do negócio. A APF foi divulgada pela primeira vez por Allan Albrecht da IBM em 1979. A APF quantifica as funções contidas no software em termos significativos para os respectivos usuários. A medida relaciona-se diretamente aos requisitos do negócio que o software pretende tratar. Dessa forma, a APF é imediatamente aplicável a um amplo espectro de ambientes e ao longo da vida de um projeto de desenvolvimento, desde a definição inicial dos requisitos até a fase de plena utilização operacional. Também podem ser derivadas outras medidas úteis ao negócio, tais como a produtividade do processo de desenvolvimento e o custo unitário de suporte ao software.
A própria medida em pontos de função é derivada segundo um certo número de etapas. De acordo com um conjunto de critérios padronizados, é atribuído um índice numérico a cada uma das funções do negócio, conforme os respectivos tipo e complexidade. Tais índices são totalizados, de modo a fornecer uma medida inicial de tamanho, a qual é então normalizada, através da incorporação de um conjunto de fatores relacionados ao software como um todo. O resultado final é um único número, chamado o índice de Pontos de Função, que mede o tamanho e complexidade do produto de software.
Em resumo, a técnica de pontos de função fornece uma medida objetiva e comparável que auxilia a avaliação, planejamento, gerência e controle da produção de software. (Fonte: ifpug.org/about/about.htm).
A ti MÉTRICAS possui ampla experiência na utilização da Análise de Pontos de Função, contando com profissionais certificados e internacionalmente reconhecidos. São oferecidos todos os serviços relacionados à APF.
Mais recentemente, a ti MÉTRICAS vem investindo na aquisição de conhecimento sobre os Pontos de Função COSMIC, como mais uma alternativa a ser oferecida aos seus clientes.
|