TI Métricas
Conhecimento e Integridade
 

SNAP

SNAP é o método criado pelo IFPUG para a medição de requisitos não-funcionais.

A ti MÉTRICAS aplica o SNAP a problemas de estimativa e precificação do desenvolvimento de software. A ti MÉTRICAS é a única organização brasileira autorizada pelo IFPUG a ministrar treinamento em SNAP. A empresa possui cerca de 10 especialistas certificados em SNAP.

O que é SNAP?

SNAP é o Processo de Avaliação Não-Funcional de Software.

Enquanto os pontos de função medem os requisitos funcionais dimensionando os fluxos de dados através de um aplicativo de software, o SNAP mede os requisitos não-funcionais. O SNAP complementa, dessa forma, a APF.

O modelo SNAP consiste de quatro categorias e quatorze subcategorias destinadas à medição dos requisitos não-funcionais. Os requisitos não-funcionais são mapeados para as subcategorias relevantes. Cada subcategoria é medida, e o tamanho de um requisito é a soma dos tamanhos de suas subcategorias.

O processo de dimensionamento SNAP é muito semelhante ao processo de dimensionamento por pontos de função. Dentro da fronteira da aplicação, os requisitos não-funcionais são associados a categorias relevantes e às respectivas subcategorias. Utilizando um conjunto padronizado de critérios básicos, cada uma das subcategorias é então dimensionada de acordo com seu tipo e complexidade; o tamanho de tal requisito é a soma dos tamanhos de suas subcategorias. Esses tamanhos são então totalizados para fornecer a medida do tamanho não-funcional do aplicativo de software.

O teste beta do modelo demonstrou que o tamanho SNAP tem uma forte correlação com o esforço requerido para desenvolver a parte não-funcional do aplicativo de software.

O desenvolvimento, avaliação, planejamento, gerenciamento e controle da produção de software são aprimorados quando são considerados o tamanho e os efeitos dos tamanhos funcional e não-funcional.

Fonte: Traduzido da página sobre SNAP do IFPUG.

[ Voltar ]